
Rafaello Sanzio, Platão e Aristóteles
Platão é o filósofo sobre o qual estamos a falar em filosofia.
Numa conversa com a professora reparei numa semelhança interessante entre a teoria que estou a estudar e as dimensões matemáticas, assunto sobre o qual já escrevi em tempos. Aliás, foi professora que me deu a ideia deste post.
Comecemos então!
Platão via o mundo de uma maneira particular...
Para Platão nada deste mundo correspondia à verdade, o filósofo dizia que havia dois mundos: o mundo sensível e o mundo inteligível. O mundo sensível é este onde nos encontramos, é o mundo dos sentidos, dos objectos físicos e das sombras.
O mundo inteligível é o mundo das ideias, dos conceitos, e para Platão as ideias correspondiam à verdade.
Platão dizia que neste mundo nada corresponde à verdade, pois a verdade são as ideias, que tudo neste mundo é uma cópia imperfeita das ideias.
Segundo ele a nossa alma já teve acesso às ideias, pois vivia no mundo inteligível a olhar para elas, portanto, nossa alma conhecia a verdade. Mas por algum motivo, o qual não vos sei dizer, foi expulsa do mundo inteligível e colocada no mundo sensível, onde tudo é uma cópia imperfeita da verdade, isto é, das ideias.
Como a alma tinha vivido no mundo das ideias Platão dizia que a alma sabia da verdade, mas que quando chegava a este mundo se esquecia da verdade. Platão dizia também que a alma podia recordar do que se tinha esquecido e isto podia ser feito através de uma técnica de argumentação chamada dialéctica.
A dialéctica consiste num diálogo onde se vão expondo ideias e eliminando contradições até se chegar a um conceito, e esse conceito é muito próximo da Ideia mas não é a própria Ideia.
E o que é que isto tudo tem a ver com as dimensões matemáticas?
Bem, um exemplo que a professora deu e a partir do qual eu fiz a analogia foi o seguinte: O mundo sensível é como se fosse uma sombra do mundo inteligível.
Ora, se o mundo sensível é a sombra do mundo inteligível, isso quer dizer que o mundo das ideias de Platão é a 4 dimensões, isto porque a sombra tem sempre menos uma dimensão que a entidade que a origina. Se o mundo sensível tem 3 dimensões e é a sombra do mundo inteligível, então chegamos à conclusão de que o mundo das ideias é um mundo a 4 dimensões =)
Não sei se isto é muito válido do ponto de vista filosófico, mas enfim, foi a primeira coisa que me veio à cabeça quando a professora disse aquilo =P
Carla Borges, 11A
10 comentários:
Sublinho um pormenor significativo do quadro de Rafael: Platão aponta para o céu, o seu discípulo Aristóteles (o da Lógica e dos silogismos, sim!) aponta para a terra.Com esta simbologia, traduzia-se o facto de Aristóteles pesquisar a verdade no mundo em que vivemos, enquanto que Platão considerava que a verdade só era alcançável no Mundo Inteligível, e nunca no mundo material.
Bela reflexão, Carla!...
O conceito é muito próximo da ideia, mas não é a própria ideia; foi essa a correcção, o que quer dizer que lá se vão uns pontinhos no teste...
Vou corrigor no blog =)
ehheeh
Mas isto foi sublinhado. O conceito não é a Ideia, mas apenas uma cópia-da-Ideia mais perfeita do que as coisas materiais. Por exemplo, o conceito de beleza é superior à coisa bela. E porquê? Porque o conceito é apenas PENSAMENTO, e por isso já não contém a pior das imperfeições: o não-ser da matéria. Assim, está mais perto de nos fornecer uma pista verdadeira sobre a Ideia de Belo e permitir-nos recordar esse saber esqucido.
Claro que se quisermos manter uma atitude verdadeiramente filosófica, podíamos agora perguntar: E QUAL SERIA ESSA QUARTA DIMENSÃO?...
Bem, a quarta dimensão são as ideias, é o mundo imteligivel...
Proposta de resolução do problema das 3 dimensões:
1ª dimensão- dimensão material (matéria)
2ª dimensão- razão (seres racionais)
3ª dimensão- dimensão irracional (seres irracionais)
Aquilo no mundo sensivel; no mundo inteligivel:
1ª dimensão- o Bem
2ª dimensão- as ideias
3ª dimensão- a dimensão irracional
4ª dimensão- a dimensão racional
Lamentamos, Raiz, mas o irracional não cabe no mundo das Ideias: é tudo IDEIA pura!...
Eu propunha que analisemos a hipótese de, no mundo sensível, as três dimensões serem as clássicas: comprimento, largura e altura... mas... e o tempo? é dimensão ou não?... Serão quatro ou três? Newton ou Einstein?
Enfim: a coisa não é simples, de todo!... Mas que é interessante, é!...
Ok
Eu comprometo-me em pensar no assunto e chegar a uma conclusão mais plausivel =P
Newton vs Einstein, isto vai ser interessante...
Excelente compromisso!... E seria óptimo que outros entrassem neste barco!...
Por andam os outros filósofos de classe A?! :P
Postar um comentário