
A Centauro A é uma galáxia elíptica gigante, e a galáxia activa mais próxima da Terra, pois encontra-se apenas a 11 milhões de anos-luz. Nesta imagem vemos imagens obtidas através de sistemas de raio-X (Chandra), ópticos (ESO) e rádio (VLA). Numa perspectiva óptica, a sua zona central é uma mistura de gás, pó e estrelas, mas com o rádio e o raio-X detecta-se uma notável emissão de partículas de alta energia espraiando-se a partir do centro da galáxia até uma distância de 13.000 anos-luz, produzida por um buraco-negro cuja massa equivale a 10.000 de vezes a massa do Sol.
Pensa-se que a Centauro A tenha sido formada há cerca de 100 milhões de anos.
De todas estas informações, sem dúvida importantes, são de realçar as que se referem às diferenças entre os dados obtidos por cada um dos instrumentos de observação, facilmente identificáveis nas fotografias: colocam interessantes questões no que se refere à natureza do conhecimento em geral e do científico em particular.
3 comentários:
O Pórtico está a ficar cada vez mais bonito =D
Concordo com o comentário anterior.Até digo mais: o Pórtico está cada vez mais apelativo e interessante. Só é pena que, apesar de versar temas tão importantes, expostos com tanta simplicidade e clareza, tenha tão poucos comentadores.
Obrigada, caros anónimos.
É verdade que por aqui não abundam os comentários, e também tenho pena que assim seja. Gostaria de ver o blog ser palco de uma maior interacção entre todos aqueles a quem se destina. veremos se as coisas mudam em breve!...
Postar um comentário