6.07.2007
A experiência estética
O que é uma experiência estética?
Alguns filósofos pensam que aquilo que faz algo ser estético depende da atitude que assumimos em relação a essa realidade. Outros acham que para compreender o que é uma experiência estética é preciso compreender o tipo de JUÍZOS através dos quais essa experiência pode ser identificada. Falam, por isso, de juízos estéticos. Portanto, quando falamos de experiência estética, atitude estética ou juízo estético, estamos usar diferentes pontos de vista para nos referirmos ao mesmo problema.
Citando uma passagem do livro TEXTOS E PROBLEMAS DE FILOSOFIA de Aires Almeida e Desidério Murcho:
" Nem todos os filósofos concordam que haja experiência estética, alegando que não há qualquer diferença substancial no modo como se ouve uma música e no modo como se ouve, por exemplo, o professor de Filosofia a falar de estética. A diferença existente decorre dos próprios objectos e não da experiência que temos deles: uns objectos são obras de arte, outros, não; uns objectos são belos, outros não.
Kant foi um dos primeiros filósofos a abordar o problema da natureza da experiência estética. Propõe uma caracterização do juízo estético que nos permite distingui-lo dos outros tipos de juízo"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário